Sim, o mercado de serviços contábeis no Brasil é extraoridiário! Os números comprovam. Já demonstrei isso detalhadamente, mas há um dado que vale destacar novamente:
O Life Time dos clientes dos escritórios brasileiros é de 18 anos. Isso quer dizer que, na média, os clientes mantém contratos com seu prestador de serviços contábeis por esse período. Compare isso com o mercado de telcomunicações ou mesmo de software em nuvem. .
Este nosso modelo de precificação por “assinatura”, ou seja, receitas mensais fixas recorrentes, gerou uma grande vantagem competitiva com relação à maioria dos outros países.
Perceba que o padrão de cobrança de honorários na maioria dos países é o valor/hora. Empresas de serviços contábeis enfretam dois grandes problemas por causa disto:
Por outro lado, há números que precisamos analisar com atenção. Veja:
A tabela abaixo resume a situação do nosso país com relação ao mundo.
Escritórios de contabilidade: Brasil x Mundo
Alguns poderão argumentar que o ambiente de negócios hostil em nosso país é a causa destes indicadores ruins. Temos o sistema tributário mais complexo do mundo e uma burocracia estatal surreal. Isso é um fato incontestável. Há estudos do Banco Mundial que evidenciam isso.
Agora, analise essa outra tabela que compara as 20% maiores e 80% menores empresas do setor contábil no Brasil:
20% maiores x 80% menores escritórios
Ao separarmos os 80% menores escritórios dos 20% maiores, os números mudam significativamente. Os maiores brasileiros têm a receita 2,5 vezes a média global! A produtividade por empregado continua ruim, 41% da média mundial. Mas é 3 vezes maior que a produtividade dos pequenos escritórios brasileiros.
Fatores exógenos às empresas até poderiam explicar a baixa produtividade no setor contábil brasileiro brasileiro.
Contudo, mesmo com ambiente de negócios complexo, a utilização de tecnologias em nuvem para integrar empresas e escritórios seria suficiente para colocar os grandes escritórios brasileiros no patamar de produtividade global. Lembre-se que Rob Nixon detectou que a produtividade mais que dobra após a implantação de sistemas em nuvem.
Nossos grandes escritórios já provaram que conseguem obter receitas extraordinárias. Além disso, conseguem um Life Time é de 18 anos, tornando o negócio contábil no Brasil extremamente atrativo. Enfim, há muitas oportunidades neste mercado, mas nosso empreendedor já provou que é capaz de aproveitá-las.
Para os pequenos, o primeiro ponto é a conscientização. É preciso ter em mente, que nosso país comporta, nos parâmentros atuais, apenas 2/3 dos atuais escritórios de contabilidade.
E, para prosperar é preciso investir em: tecnologia, processos, marketing e desenvolvimento profissional multidisciplinar.
Há opções para isto. Todas com pontos positivos e negativos:
Enfim, todas estas alternativas demandam alto nível de profissionalização dos empreendedores. E, não se iluda: não há solução mágica! Amadurecer, dói!