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A importância das parcerias nos negócios

O compromisso é fundamental para a manutenção de parcerias importantes e lucrativas.

Existem vários fatores que influenciam no sucesso de qualquer empreendimento, principalmente dos pequenos, que não têm fôlego financeiro ou margem de lucro suficientes para a assimilação de algumas falhas que, em alguns casos, podem ser fatais.


Neste artigo, quero falar um pouco sobre a importância das parcerias com fornecedores e clientes, que quando cultivadas com o devido cuidado e respeito, servem de base para um crescimento saudável e sustentável para o seu negócio.

O crescimento econômico de nosso país tem criado oportunidades de negócios para muitas pessoas, com a abertura de novas empresas em todas as áreas, acirrando cada vez mais a concorrência em todos os tipos de atividades.

Essa concorrência é saudável no sentido de nos tirar da zona de conforto, obrigando-nos a melhorar cada vez mais os nossos produtos e serviços, mas ao mesmo tempo pode nos atrapalhar, e muito, quando ela é feita de maneira desleal.

Ou seja, a todo momento surgem novas empresas ofertando produtos e serviços por preços bem abaixo do valor de mercado, mas sem a devida garantia de continuidade no fornecimento que o seu parceiro de longa data lhe proporciona.

Você acaba rompendo com esse fornecedor sem a devida análise e mais adiante acaba ficando sem um produto ou matéria-prima essencial em seu processo produtivo, podendo provocar fortes prejuízos à sua empresa.

É claro que você pode voltar a negociar com o antigo fornecedor, mas às vezes essa quebra de confiança pode fazer a sua empresa perder uma série de benefícios que tinha até então, tais como: limites de crédito, prazos de pagamento, e entrega diferenciada dos produtos.

Não quero dizer que não devemos ficar atentos às novas oportunidades de negócios, mas que temos de tomar os devidos cuidados para não colocar em risco uma parceria que sempre funcionou.

Da mesma forma, temos que estar atentos às demandas e anseios de nossos clientes, com o cumprimento de prazos e a entrega de produtos e serviços de qualidade com preços competitivos, que atualmente é o básico para qualquer empresa se manter no mercado.

Portanto, não basta apenas uma boa ideia ou um bom produto para se criar uma empresa de sucesso. Você precisa criar vínculos e parcerias saudáveis e duradouras (em todos setores da empresa), pois são elas que irão dar suporte ao crescimento sustentável de sua empresa. E isso dá trabalho, pois exige dedicação e, principalmente, respeito aos compromissos assumidos.